Residências Artísticas

Alexandra Ferreira PT

Se os teus olhos se mexem, isso significa que estás a pensar, ou prestes a começar a pensar

Campos

As esculturas, fotografias e desenhos de Alexandra Ferreira refletem o uso e a ocupação do espaço público, os seus aspetos performativos e o lado material e imaterial que cada obra integra. Na sua residência artística, procura explorar as possibilidades. artísticas de apropriação dos materiais residuais ou obsoletos da zona industrial de Campos. A partir desta exploração, e em parceria com o Centro de Cultura de Campos, irá orientar momentos de criação coletiva com a comunidade

Image description

Alice Geirinhas PT

Amassar

Mentrestido

Alice Geirinhas é uma artista que se tem vindo a dedicar ao desenho e ilustração, instalação e vídeo, explorando questões associadas à narratividade e a temas feministas interseccionais, questões de sexualidade, identidade e desigualdade. Para a sua residência artística, em colaboração com o ceramista Álvaro Torres, explora o Raku e o convívio associado em torno desta técnica de cerâmica, na gestão da sua cozedura. Neste período de experimentação com a cerâmica, procurará criar momentos de interação e convívio com a comunidade, associando à cozedura das peças, a partilha do icónico Bolo do Tacho de Mentrestido.

Image description

Andrew Binkley US

Um espaço no meio

Vila Meã

O projeto de Andrew Binkley para a freguesia de Vila Meã intitulado "A Space Between" (Um espaço no meio), é um convite para descobrir fendas na superfície do ambiente e pintá-las com ouro. Isto desenvolve uma ligação íntima com o que nos rodeia, ao mesmo tempo que realça e valoriza os aspectos negligenciados ou subvalorizados da história, fragilidade e impermanência dentro de nós e do mundo que nos rodeia.

Image description

Eduardo Brito PT

Sem título

Sopo

Sob a forma de curta metragem, o trabalho de Eduardo Brito, na freguesia de Sopo, explora elementos ficcionais a partir do território: histórias distorcidas, personagens inventadas, lendas e fabulações, coisas que se reinventam e reescrevem depois de filmadas.

Image description

Inês Magalhães PT

Entre ser e estar

Candemil

O desenvolvimento da prática artística de Inês Magalhães está assente em três pilares: atenção, contemplação e movimento, exercitados de forma integrada. A sua residência em Candemil está focada na exploração da relação entre movimento, pensamento e expressão através do desenho. Nestes desenhos, tenciona explorar temáticas relacionadas com o “mark-making”, bem como reflectir sobre o conceito de liberdade de expressão num contexto de introspecção. Orientado pela artista, será realizado um workshop/oficina onde se convidam membros da população local a explorar o tema proposto.

Image description

Julissa Massiel EC

O ressurgimento: para além dos resíduos

Gondarém

Na sua prática artística, através da performance e instalação, a artista Julissa Massiel explora a relação com o meio ambiente e os nossos hábitos de consumismo atuais, procurando refletir sobre a diferença entre lixo, materiais que deixaram de ter valor ou utilidade, e resíduos, que poderão ter nova vida e utilidade através da criação artística. Com base na junta de Gondarém, desenvolve um projeto artístico que passa pela recolha e transformação de diferentes materiais disponíveis na freguesia, em colaboração com a comunidade.

Image description

Lisa Chang Lee CN

Anotações sobre a fronteira

Gondar

O projeto de Lisa Chang Lee para a sua residência em Gondar será realizado sob múltiplas formas, incluindo fotografia, impressões, gravação de som e comida, bem como o envolvimento com as comunidades locais. Durante a residência, Lisa Chang Lee investigará a história geopolítica da região ao longo do rio Minho, para questionar o significado de fronteira para as culturas e para o meio ambiente. Traçando a história colonial de Portugal e Espanha como dois dos primeiros países ocidentais a contactar com a Ásia, analisando as pegadas biológicas entrelaçadas do seu impacto a partir de uma perspetiva ecocêntrica.

Image description

Mateo Chiriboga EC

A gaveta de todas as canções

Lovelhe

Para o seu projeto na freguesia de Lovelhe, Mateo Chiriboga vai procurar objectos antigos da comunidade que não sejam considerados lixo, como móveis velhos, coisas que tenham algum distanciamento sentimental: uma bicicleta ou algum tipo de objectos com uso esporádico ou quotidiano, como exemplos. Como parte do exercício de desapego, podem ser objetos com histórias para contar. Produzir música numa instalação criativa, relacionada com música experimental para tocar e compor numa jam session.

Image description

Paulo Barros PT

Descalço sobre os trilhos da terra, avanço, silêncio tesouros camuflados encontro

Nogueira

Paulo Barros concilia a sua atividade como artista, na área do desenho, pintura e investigação prática sobre as técnicas de impressão. A sua residência artística partirá de um trabalho de campo na freguesia de Nogueira, de descoberta de um espaço de possibilidades de criação, a partir do contacto direto com o território, a paisagem e a comunidade.

Image description

Piñeira (ES), Ana Maria Pintora (PT) e Amélia Caldas (PT)

Coreto da Democracia

Cornes

Pilar Piñeira, Ana Maria Pintora e Amélia Caldas em colaboração com vários artistas e a comunidade, levam à freguesia de Cornes o projeto “Coreto da Democracia”. Esta performance realizada em três momentos pretende ativar o único coreto existente no município, com inscrições alusivas aos 50 anos da revolução portuguesa, convidando os participantes a narrarem os seus sentimentos e memórias ligadas ao 25 de Abril de 1974, bem como as suas perspetivas para o futuro.

Image description

Ricardo Gritto PT

AUTOSCOPIA Cultural

Sapardos

Durante residência artística em Sapardos, Ricardo Gritto irá explorar a riqueza cultural e histórica desta freguesia de Vila Nova de Cerveira, através de um registo antropológico em vídeo como parte da continuidade do projecto “Konsolidarte Internacional”, ação que conta em 2024, com a sua 8ª edição. O projeto irá incluir entrevistas com moradores em diversos contextos, com o objetivo de capturar as histórias e perspectivas desta comunidade. Esta abordagem visa valorizar e preservar a identidade local, contribuindo para o programa “Autoscopia Cultural”, dedicado a documentar e compartilhar internacionalmente a cultura local, regional, nacional e internacional.

Image description

Ricardo Nugra EC

Reverberações

Loivo

A proposta artística de Ricardo Nugra para a freguesia de Loivo procura explorar a relação do homem com a montanha através de elementos naturais encontrados na zona. Esta exploração combina fotografia com recursos acústicos. O objetivo é representar, através da arte, as mudanças nas montanhas em resposta às preocupações ecológicas causadas por modelos extractivistas.

Image description

Søren Dahlgaard DK

Ilha insuflável

Cerveira

A ilha é uma escultura insuflável de 8 metros de comprimento criada por Søren Dahlgaard. É composta por rip-stock de nylon, o mesmo material usado em pára-quedas e balões de ar quente, e uma ventoinha. Embora a ilha seja um objeto lúdico que incentiva à brincadeira e à participação, é também um projeto de arte que destaca as alterações climáticas e as questões da migração. Durante a sua residência em Cerveira, Søren Dahlgaard convidará a comunidade a participar numa performance no dia de inauguração da XXIII BIAC, onde o objetivo será fazer a deslocação desta ilha do Fórum Cultural de Cerveira para a Galeria Bienal de Cerveira, onde permanecerá na exposição dos Artistas Convidados.

Image description

Susana Gaudêncio & Sofia Gonçalves PT

Prospecção. De Covas vê-se a Europa

Covas

As artistas e investigadoras, Susana Gaudêncio e Sofia Gonçalves, participantes em 2022 do ciclo de residências artísticas “De Vila das Artes a Município para as Artes” realizam o segundo capítulo das suas pesquisas e trabalhos desenvolvidos na freguesia de Covas, sobre as relações entre natureza, paisagem, política comum, ativismo, exploração tecnológica do território, investigando histórias e narrativas locais - ancestrais e contemporâneas.

Image description

Vasco Costa PT

Sem Título

Reboreda

A partir da investigação e observação ativa dos valores geográficos e etnoculturais da freguesia de Reboreda, Vasco Costa irá desenvolver uma ação/obra que levantará relações de valor, a partir de uma experiência partilhada. Esta interação permitirá que um olhar de fora, e uma prática artística venha estimular e interagir com quem habita este lugar. Abrindo assim uma relação refletiva e subjetiva sobre a riqueza da herança topográfica e suas atividades.

Image description